O Departamento de Justiça norte-americano anunciou hoje que a polícia federal (FBI) vai ter de pagar 130 milhões de euros a mais de 100 pessoas, entre elas a ginasta Simone Biles.

Recordar que o FBI foi acusado de lidar de forma incorreta com as denúncias de agressão sexual, feitas em 2015 e 2016, contra Larry Nassar. O médico de desporto trabalhou na «Michigan State University», bem como na Federação de Ginástica dos Estados Unidos e atualmente cumpre décadas de prisão por agredir atletas femininas.

Fechado este acordo, já foram reivindicados no total, cerca de mil milhões de dólares por diversas organizações para compensar centenas de mulheres que afirmaram que Nassar as agrediu sob o pretexto de tratamento de lesões desportivas.

Além do FBI, também a Universidade Estadual de Michigan foi condenada a pagar 500 milhões de dólares a mais de 300 mulheres e meninas. Já a «USA Gymnastics» e o Comité Olímpico e Paralímpico fizeram um acordo de 380 milhões de euros com o Departamento de Justiça norte-americano.